Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Maternidade Dona Catarina Kuss comemora 53 anos com melhorias na unidade hospitalar
A Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK) comemorou 53 anos de dedicação e assistência às gestantes e mamães do Planalto Norte catarinense no último sábado, 15. Inaugurada em 1972 e vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), a instituição se destaca como referência em atendimento obstétrico e de alto risco pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2023, o Governo do Estado investiu R$ 1,5 milhão em materiais e equipamentos para aprimorar o atendimento aos pacientes. Entre as aquisições estão: aparelhos de anestesia e ultrassom, oxímetros, seladora para a Central de Material Esterilizado (CME), aparelhos de fototerapia, geladeiras de medicamentos, resfriadoras para o Banco de Leite Humano, manta vinílica e novos móveis para a sala de pasteurização.
Além disso, a maternidade passou por uma revitalização interna, com melhorias nos ambulatórios, consultórios, quartos e leitos. As paredes foram pintadas, novos pisos foram instalados, assim como aparelhos de ar-condicionado, e houve troca e manutenção de portas e janelas.
“A Maternidade celebra seus 53 anos com novos equipamentos e melhorias, um momento para parabenizar e agradecer ao Governador Jorginho Mello pelos investimentos, também comemoramos 18 anos da abertura da UTI Neonatal. Foi o primeiro hospital da região Sul do Brasil a receber da UNICEF e o título de Hospital Amigo da Criança”, explica o diretor da MDCK, Jeferson Lopes.
A unidade hospitalar ainda conta com o Banco de Leite Humano que desempenha um papel fundamental no incentivo ao aleitamento materno, processando o leite recebido de doadoras e destinando-o a recém-nascidos internados nas Unidades Neonatais. Atualmente, existem quatro Postos de Coleta de Leite Humano na região, localizados em Canoinhas, Três Barras, São Bento do Sul e Itaiópolis, com o leite coletado sendo processado na Maternidade.
Referência
A MDCK oferece atendimentos nas especialidades de obstetrícia de médio e alto risco. O ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo médico obstetra, cardiologista, enfermeiro, nutricionista e psicólogo. Os recém-nascidos de risco são acompanhados após a alta hospitalar no Ambulatório, onde é realizada a 3ª etapa do Método Canguru. A instituição também promove planejamento familiar, realizando laqueaduras e vasectomias. Entre os serviços oferecidos estão a Emergência Obstétrica (24h), Alojamento Conjunto, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo), Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Convencional (UCINCo), Unidade Canguru, Centro Cirúrgico e Banco de Leite Humano.
Reconhecimento
Em 2024, a Maternidade alcançou 95% de adesão e foi considerada de Alta Conformidade pela Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. A unidade também participou da 1ª Mostra de Experiências Exitosas do Planalto Norte, onde apresentou dois projetos: “Encontro com Gestantes e Acompanhantes: fortalecendo vínculos e humanizando experiências em um Hospital Amigo da Criança” e “Bombeiros na Maternidade: informação para prevenção do engasgo no recém-nascido”. O projeto “Bombeiros na Maternidade” conquistou o 1º lugar entre os apresentados pelos municípios do Planalto Norte.